terça-feira, 18 de outubro de 2011

A Bíblia, um tesouro a ser descoberto a cada dia!


Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Apocalipse 1:3

A Bíblia é um livro inspirado por Deus, escrita por homens, mas inspiradas por Deus e por isso o que nela está escrito é de valor incomparável. A Bíblia contém palavras de vida eterna Jo. 6:68, instruções, conselhos, alertas,consolo,profecia,poesia,história etc.... é uma fonte de riquezas inesgotáveis, nela encontramos os feitos de Deus, seus milagres e maravilhas, seu amor pelo homem, seu anseio em resgatá-lo,encontramos o curriculum de Deus. Na Bíblia encontramos a maior história de amor já contada, a história de um Deus que enviou seu filho unigênito para salvar o homem pecador e transformá-lo novamente a sua imagem e semelhança ou seja, ela fala sobre você, sobre o quanto Deus te ama e o que ele fez para ganhar seu amor.

É claro que o que escrevi ainda é muito pouco perto do valor real dessa palavra e ao contrário do que alguns pregadores falam sobre ela, dizendo que a Bíblia é um livro parcialmente inspirado eu não creio assim, a Bíblia fala por si mesma e ela não é somente a verdade, mas toda a verdade! Não uma meia verdade, mas a completa verdade escrita por médicos, professores, pescadores, juízes e tantos outros que estavam inspirados pelo espírito de Deus enquanto escreviam.

&lA Bíblia é uma verdade profética.

A Bíblia trás revelações surpreendentes, revelações proféticas, descobertas históricas que a princípio foram ignoradas, mas que hoje são respeitadas e consideradas. Veja alguns argumentos bíblicos:

Lucas 17:30 e 34
30- Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar. 31- Naquele dia, quem estiver no telhado, tendo as suas alfaias em casa, não desça a tomá-las; e, da mesma sorte, o que estiver no campo não volte para trás 34- Digo-vos que naquela noite estarão dois numa cama; um será tomado, e outro será deixado


Ninguém nos dias de Lucas pensou que poderia existir dia e noite ao mesmo tempo! Eles pensavam que a terra era plana!  Lucas foi escrito em torno do ano 65 d.C. Lucas sabia de algo que os cientistas não souberam até o século 16.

Isaías 40:22 "Ele é o que está assentado sobre o círculo da Terra”. Como, no ano 700 a.C., sabia Isaías que a terra era redonda? Os cientistas dos dias de Isaías pensavam que a terra era plana. Não descobriram que a terra era redonda até o princípio dos anos 1500, quando Magalhães navegou ao redor do mundo. Como é que Isaías sabia de algo mais de 2000 anos antes da ciência?

Jó 26:7 "... e suspende a terra sobre O NADA”. Durante o tempo de Jó, era crido que um deus chamado Atlas sustentava a terra sobre os seus ombros! Ninguém acreditava que a terra “pairava suspensa sobre o NADA!” Jó é o mais antigo livro na Bíblia! Foi escrito há mais de 3500 anos atrás! Jó soube de algo que era impossível saber durante os seus dias

Gênesis 2:7 "E formou o SENHOR Deus o homem do PÓ DA TERRA, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”. Seguramente, você não toma Gênesis seriamente. Toma? Em novembro de 1982, Seleções do Reader's Digest incluiu um artigo com o título “Como a Vida na Terra Começou”. Este artigo declarou que, de acordo com cientistas no Centro de Pesquisa da NASA em Ames, os ingredientes necessários para formar um ser humano podem ser encontrados NO BARRO. O artigo disse, ainda, “O cenário descrito pela Bíblia quanto à criação da vida vem a ser NÃO MUITO DISTANTE DO ALVO”. (Seleções do Reader’s Digest, novembro de 1982, p. 116). Não, a Bíblia “não passou não muito distante do alvo” – ela atingiu exatamente o alvo! Os cientistas têm rido da possibilidade de Gênesis ter qualquer credibilidade científica, todavia – quanto mais aprendemos, mais descobrimos que a Bíblia é CIENTIFICAMENTE EXATA!

Salmo 8:8 "... tudo o que passa pelas VEREDAS DOS MARES”. Depois de ler Salmo 8:8, Matthew Maury, um oficial da Marinha dos Estados Unidos da América, lançou-se ao empreendimento de localizar estes curiosos “caminhos nos mares”. Descobriu que os oceanos têm caminhos que fluem através deles. Maury se tornou conhecido como o “descobridor das correntes marítimas”. Como é que Davi
(o escritor do Salmo 8) soube, há mais de 2000 anos atrás, que havia “caminhos nos mares”? Davi, provavelmente, nunca sequer viu um oceano e soube!

Eclesiastes 1:7 "Todos os rios vão para o mar, e contudo o mar não se enche; ao lugar para onde os rios vão, para ali tornam eles a correr." Como é que o escritor de Eclesiastes sabia do ciclo de condensação e evaporação da água? O sol evapora a água do oceano, o vapor da água sobe e se transforma em nuvens, a água nas nuvens cai de volta para a terra como chuva, se ajunta formando rios, e estes correm de volta ao oceano. Isto não foi conhecido até ser descoberto por Galileu, em 1630! O escritor de Eclesiastes soube disto no ano 1000 a.C., 2500 anos antes que a ciência.

Contar-se-ão sete dias para a sua purificação, e lavará as suas roupas, e banhará a sua carne em ÁGUAS CORRENTES; e será limpo”. Deus disse para lavar a carne infectada em ÁGUA CORRENTE. A ciência não descobriu aquilo até surgirem dois homens chamados Pasteur e Koch, nos anos finais dos anos 1800. Todos os médicos de um hospital lavavam suas mãos em uma mesma bacia de água, dia após dia, e disseminavam os germes com a velocidade, facilidade e mortandade com que fogo se espalha num capinzal seco. Não foi até a invenção do microscópio e o surgimento da ciência da bacteriologia que os médicos começaram a lavar as mãos sob ÁGUA CORRENTE. Levítico foi escrito em torno de 1490 a.C. A ciência ficou cerca de 3000 anos atrasada!

Jó 38:19 "Onde está O CAMINHO onde mora a luz? E, quanto às trevas, onde
está o seu lugar”. Como é que Jó não disse onde É O LUGAR aonde a luz mora?
Porque a luz está sempre se movendo. Como é que Jó soube de algo no ano 1500 a.C. que a ciência não descobriu até Einstein? Como podem os homens que escreveram aquele Livro, com o limitado conhecimento científico da época deles,... estarem tão à frente da ciência?

Eclesiastes 1:6 "O vento vai para o sul, e faz o seu giro para o norte;
continuamente vai girando o vento, e volta FAZENDO OS SEUS CIRCUITOS”. Como é que o escritor de Eclesiastes soube que o vento viaja formando circuitos? O escritor soube de algo que os aerologistas e os meteorologistas descobriram há tão pouco tempo... pense a respeito disso

Provérbios 6:6-8 "Vai ter com a formiga... na sega ajunta o seu mantimento..."
Life’s Nature Library, em “Os Insetos” (p. 163), comentando sobre Provérbios 6, diz "Um dos enigmas entomológicos do último século diz respeito a esta observação por Salomão. Não havia nenhuma evidência de que formigas, realmente, faziam colheitas de grãos. Em 1871, entretanto, um naturalista britânico mostrou que Salomão, afinal de contas, tinha estado certo..." Como Salomão soube aquilo no ano 1000 a.C.? Salomão claramente detalhou um fato científico impossível de se saber em tal ano.

Provérbios 17:22 "O coração alegre é como o BOM REMÉDIO..." Um artigo no The Birmingham News, intitulado “Rir: Receita para Saúde”, disse que as mais RECENTES evidências médicas revelam que “A algum ponto durante o riso, seu corpo recebe UM MEDICAMENTO PRESCRITO, vindo da farmácia que está no seu cérebro”. O escritor de Provérbios soube daquilo – 3000 anos antes da ciência médica

Há revelações tremendas na Bíblia, palavras que tem o poder de trazer um conhecimento ao homem que ele ainda não possui, um conhecimento que pode defende-lo do maligno e ajudá-lo a atravessar todas as adversidades.

&lBem- aventurado o que lê!

Como gastamos tempo lendo textos seculares, nada contra, claro que precisamos nos atualizar e buscar conhecimento nos livros, jornais, revistas seculares, mas o que me preocupa é o tempo dedicado a essa leitura que muitas vezes é maior que o tempo dedicado a leitura da palavra de Deus, aliás, quantos, passam o dia sem se quer abrir a Bíblia, passam a semana toda sem estudá-la e infelizmente há alguns que quando a abre, usa seus textos como uma caixinha de sorte a interpretando de forma incorreta e sensacionalista não compreendendo o texto e nem seu contexto. Quantos estão em busca de conselhos vindos de homens quando Bíblia é um manancial de conselhos e experiências práticas para a vida do homem.

&lBem- aventurado o que ouve!

Ouvir é diferente de escutar, quando você escuta algo você logo se esquece do que escutou, mas quando você ouve aquilo que ouviu desce ao seu coração se misturando com sua alma se tornando parte de você, parte de sua vida. Quando você ouve a palavra de Deus ela aumenta sua fé, "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." (Romanos 10 : 17) Imagine viver uma vida cheio de fé, cheio de certeza! Aleluia! Isso pode acontecer se você se dedicar a ouvir a palavra! Eu fico impressionado com essa nova geração que se contenta com dois cultos semanais, que só abre a Bíblia quando chega ao culto para acompanhar a pregação e passam a semana toda sem ouvir a palavra. Lembro-me de um tempo que as antigas fitas cassetes de pregações eram passadas de mão em mão na Igreja e que parávamos tudo para ouvir, meditar, guardar, hoje temos uma imensidão de vídeos, áudios e tantos outros recursos que muitos desprezam. Como me assusto com pastores que não sabem pregar, uma geração de pastores que não manejam bem a palavra da verdade (requisito para ser obreiro) "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade."  (II Timóteo 2 : 15). Estes novos pastores não aprenderam a ouvir, infelizmente se fecharam dentro de seus ministérios se esquecendo que o reino de Deus não é uma estrutura física condicionada a um espaço. Creio que o reino de Deus é amplo e está crescendo e Deus está usando muitas pessoas em muitas Igrejas e vale a pena ouvir o que está sendo pregado no reino de Deus!

&lBem- aventurado o que guarda.

Guardar é algo fácil, mas que se torna extremamente difícil quando se refere a palavra de Deus; Perceba como decoramos com facilidade músicas, provérbios, piadas, ditos populares, mas quando falamos em guardar a palavra de Deus isso se torna um gigante! Veja o exemplo de Jesus na tentação do deserto em Mateus 4, Jesus venceu satanás com a palavra dizendo sempre: -Está escrito! A palavra estava guardada em seu coração! Se eu desejo uma vida vitoriosa devo responder aos homens e ao diabo com a palavra de Deus, ela deve estar constantemente em meus lábios! A palavra de Deus é a resposta para o mundo, para as crises, os problemas, os questionamentos; A palavra de Deus é a certeza de uma vida vitoriosa, a certeza de uma vida santa e comprometida com a verdade!

O que é prioridade pra você? Sempre encontramos tempo para as nossas prioridades, encontramos tempo para aquilo que amamos, na vida estamos dentro da lei da semeadura se você semeia tempo e dedicação a palavra de Deus, você vai colher as bênçãos desse tempo e dessa dedicação!

Seja um bem aventurado, peça ao Senhor para que ele coloque um amor muito grande no seu coração pela sua palavra, peça para que ele tire as escamas de seus olhos pra que você entenda o que na Bíblia está escrito, peça a Deus que lhe de paixão, interesse e dedicação a sua palavra. Tenho plena certeza que você irá viver a vida abundante que Jesus prometeu!

Faça da Bíblia o seu tesouro! "Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração."  (Mateus 6 : 21)

Abraço.
Pr. Daniel Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

OS ENGANOS DA FALSA FÉ

Ter fé vai além do crer para receber. Ter fé é se comprometer com as verdades bíblicas. Ter fé é praticar as ordenanças de Deus sem que...